sexta-feira, 11 de junho de 2010

Começou o projeto do Acessa SP e NAICA

ontem foi o primeiro dia , muito bom!!!

Elas estudam pelo computador a cartilha da saferdi@as , a qual temos aqui no blog, quem quiser utiliza la  é so clicar na imagem acima da saferdic@as e ler ,tambem indicada para  educadores  e pais ; Ela fala sobre a utilizaçao  da internet de forma mais segura e etica , com uma linguagem simples e ilustraçoes ineditas principalmente, crianças e adolescentes, a aproveitar todo o potencial da rede sem esquecer de adotar os cuidados necessários neste novo espaço público, seguindo as dicas de segurança.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Clique na imagem para acessar a aula virtual Clique na imagem para fazer o download do arquivo em formato PDFContinuar

terça-feira, 8 de junho de 2010

Viagem Literária !!!

Descalvado receberá Ignácio de Loyola Brandão em junho

13/05/2010
O escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão estará em Descalvado no próximo dia 14 de junho, a partir das 13h30, como parte do programa Viagem Literária, do governo do Estado. O programa possibilita um bate-papo entre autores consagrados e público (infantil, juvenil e adulto), com o objetivo de debater literatura, contar histórias e ensinar a arte da escrita. A ideia partiu do vereador Luiz Antonio do Pinho (DEM), que em agosto de 2009 apresentou a propositura à Secretaria de Educação e Cultura, que por sua vez iniciou um processo de preparação e adequação da Biblioteca Pública Municipal para receber o projeto.

Autor consagrado, natural de Araraquara, Ignácio de Loyola Brandão pode ser considerado um dos ícones da literatura contemporânea brasileira, com mais 30 livros publicados, entre romances, crônicas e contos. Alguns desses títulos foram traduzidos para outros idiomas. Recebeu diversos prêmios, dentre eles o Jaboti, por “O homem que odiava a segunda-feira’ (contos, 1999) e O Menino que Vendia Palavras” (infantojuvenil, 2007).

De acordo com André Sturm, coordenador geral do Viagem Literária”, “de junho a novembro, cada Biblioteca receberá uma atração mensal ligada à literatura”. Ao todo, são 72 cidades participantes. “Serão 360 atividades que tem por objetivo estimular o prazer da leitura, incentivando o público a se aproximar cada vez mais da Biblioteca de sua cidade”.

As demais atrações ainda estão por agendadas. Assim que confirmadas, serão divulgadas pela Secretaria de Educação e Cultura.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Max Gehringer dá dicas sobre carreira e mercado de trabalho

Palestra com o colunista da rádio CBN e Fantástico aconteceu no II Encontro Estadual de Juventude

Para falar sobre as perspectivas do mercado de trabalho, carreira e profissões para jovens e gestores, Max Gehringer, consultor de empresas e colunista da rádio CBN e do programa Fantástico, da rede Globo, foi convidado pela Coordenadoria Estadual de Juventude para ministrar a palestra “O jovem e o mercado de trabalho”, durante o II Encontro Estadual de Juventude, que aconteceu na segunda-feira, 31 de maio, em São Paulo.

Com humor e usando sua própria vida profissional para dar exemplos, o colunista falou com 400 pessoas, aproximadamente, presentes no evento. Logo no início da palestra, Gehringer citou três pontos baseados em sua experiência para dar dicas de como se dar bem no trabalho: entender quem manda; entender gente; e entender mudanças.

A questão do sonho, correr atrás, também foi um dos pontos da palestra. “Vamos sonhar! O mundo foi feito por sonhadores, por ideias. Mas tenha um plano B, pois há coisas que estão além do que podemos fazer. Caso não consiga, pense por um momento o que fazer”, disse Gehringer.

Outra questão é de que devemos buscar alternativas para a carreira profissional. “Às vezes a gente cresce em um mundo e está tão acostumado que não enxerga alternativas. Antes, as pessoas estudavam pouco, de 4 a 5 anos, e qualquer diferencial garantia a carreira, um bom exemplo era o curso de datilografia. Hoje em dia, estudamos para que ninguém passe na nossa frente”, disse o colunista.

Luciana Ribeiro dos Santos, de 26 anos, analista de projetos sociais do programa Cientista Social, que trabalha na formação de jovens e lideranças cooperativistas, concorda com esse ponto. “Não devemos seguir somente os padrões tradicionais, mas saber que há alternativas além daquilo que está colocado como certo e que devemos buscá-lo”, comentou ao final do encontro.

Na mesma linha de buscar alternativas para a carreira, Max Gehringer fala do ensino superior. “A faculdade iguala, não diferencia. Por isso, não pule o estágio do curso técnico. Atualmente, há muitos profissionais com ensino superior e poucas vagas no mercado de trabalho, mas muitas vagas para técnicos e poucos formados nessa área”.

TAGs: Max Gehringer, mercado de trabalho, carreira, profissão, Encontro Estadual de Juventude, Parque da Juventude

Como usar a comunicação 2.0 para fazer políticas públicas de juventude é tema de debate

Mesa do Encontro Estadual de Juventude reuniu profissionais de internet, TV e governo

Rodrigo Bandeira, Mauro Dahmer, Marina Person, Mariana Montoro, Ivo
 Corrêa e Bruno CaetanoRodrigo Bandeira, Mauro Dahmer, Marina Person, Mariana Montoro, Ivo Corrêa e Bruno Caetano
Como usar a comunicação para fazer e fortalecer as políticas públicas de juventude? A internet pode ser um meio para se aproximar dos jovens? Como usar esse meio para fazer conteúdo de utilidade? O jovem pode utilizar a internet para falar o que precisa e o que pensa? Essas e outras questões conduziram o debate sobre comunicação 2.0 no II Encontro Estadual de Juventude, que aconteceu na segunda-feira, 31 de maio, na Biblioteca do Parque da Juventude, em São Paulo.
                                         
A mesa de debate, que começou às 13h30, era composta por Rodrigo Bandeira, do site Cidade Democrática; Marina Person, cineasta e apresentadora da MTV; Mauro Dahmer, coordenador da MTV Pública; Ivo Corrêa, diretor de políticas públicas do Google; Bruno Caetano, Secretário de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo; e mediada por Mariana Montoro, coordenadora estadual de juventude.

Mariana iniciou o debate com um ponto levantado por Max Gehringer durante a palestra sobre carreira e mercado de trabalho. “Na internet é possível encontrar tudo de mais belo que o ser humano é capaz de criar, mas também coisas tristes e ruins que a humanidade gerou. Então como usar esse meio de forma positiva para fortalecer e fazer políticas públicas de juventude?”, questionou a coordenadora.

Segundo Ivo Corrêa, do Google, o Brasil é um país internauta, com 70 milhões de usuários de internet, sendo que 64% das pessoas têm entre 10 e 24 anos. Por isso, esse meio de comunicação pode ser interessante para se aproximar dos jovens. Outro ponto levantado pelo diretor é como usar esse espaço. “É preciso informar o jovem de que ele pode ter acesso às informações e fazer política com a internet. Por exemplo, usar o Google Maps para indicar os buracos na cidade ou bairro”, comentou Corrêa.

O coordenador do site Cidade Democrática, Rodrigo Bandeira, concorda com o ponto de que o jovem é o agente de transformação e tem que estar em todos os espaços. “No nosso site, convidamos a população para a colaboração e o jovem precisa entender de que mais importante do que falar mal de político é falar do que nos interessa. Precisamos nos envolver e ver o que está acontecendo, pois ninguém pode falar melhor do que eu sobre o que eu preciso”, declarou Bandeira.

Na mesma linha da participação do jovem na comunicação, Mauro Dahmer, da MTV Pública relatou que as campanhas da MTV têm o papel social de entender o que o jovem está vivendo e passar informações úteis. “Nossa missão é dar voz aos jovens para passar conteúdo relevante”. Marina Person afirmou que a emissora tem um diálogo com os jovens, pois fala de maneira igual e direta: “Por causa da nossa linguagem, a MTV tem a possibilidade de falar com o jovem de diversos assuntos e de forma corriqueira”.

O Governo do Estado de São Paulo demonstrou que o portal www.saopaulo.sp.gov.br e as redes sociais (twitter, facebook, orkut e formspring) são utilizadas para se comunicar diretamente com a população. O secretário Bruno Caetano disse que o Governo ainda não terminou o desafio de modernizar a comunicação, mas que evolui a cada dia: “O nosso portal, por exemplo, agora é aberto a comentários dos internautas”. Outro ponto ressaltado pelo secretário são as redes sociais como forma de relacionamento. “Com as redes sociais, aprendemos a fazer essa interação com o cidadão. Agora, a nossa missão é fazer com que cada órgão do governo também avance e desenvolva sua política de comunicação com o cidadão paulista”, diz Caetano.

Questionado sobre como estimular a participação e o engajamento do jovem nos espaços públicos, o secretário citou o Portal da Juventude, que mesmo sendo um site oficial do Governo do Estado tem formato moderno e atrativo, com a mesma linguagem.
TAGs: Encontro Estadual de juventude, políticas públicas de juventude, comunicação 2.0, MTV, Google, Cidade Democrática, Governo do Estado de São Paulo