quinta-feira, 6 de maio de 2010

Para os jovens consumidores !!

Dúvidas na hora de consumir? Baixe o Manual do Jovem Consumidor

Guia foi desenvolvido pela Coordenadoria Estadual da Juventude e Fundação Procon/SP

Tem dúvidas sobre os seus direitos ao comprar um produto pela internet? Ou se a universidade pode proibir sua entrada quando a mensalidade não for paga? Essas e outras dúvidas na hora de consumir podem ser consultadas no Manual do Jovem Consumidor.

Desenvolvido pela Coordenadoria Estadual da Juventude e Fundação Procon-SP, trata-se de um guia para ser consultado no dia-a-dia, toda vez que surgir uma dúvida sobre seus direitos e deveres como consumidor. “Assim como os outros materiais desenvolvidos pela coordenadoria, como o Guia de Políticas Públicas da Juventude e o Guia de Apoio Cultural, o manual tem como objetivo munir o jovem de informações de qualidade para que ele possa fazer escolhas e até desenvolver iniciativas próprias de forma independente e consciente”, declara Mariana Montoro, Coordenadora Estadual da Juventude.

No capítulo “Na escola, como Consumidor”, por exemplo, você tem acesso às informações sobre o pagamento da matrícula em instituições de ensino particulares e a mensalidade. Nesse último caso, já vale a dica: Quando a mensalidade estiver atrasada, você pode receber uma cobrança, mas nunca ser impedido de frequentar as aulas ou fazer provas. 

Agora você curte um agito? Confira no manual as dicas para organizar uma festa de sucesso e sem dor de cabeça. Na hora de contratar um buffet, verifique se consta no contrato tudo o que foi combinado, data e horário do evento, cardápio, como será o serviço, tudo especificado e com preço de cada item. Outra dica importante é para festas em casa: tome cuidado na hora de comprar alimentos e bebidas. Verifique sempre a qualidade e a embalagem dos produtos.

Curtiu? Peça o seu pelo e-mail juventude@sp.gov.br ou faça download da versão PDF.
 
TAGs: Manual do Jovem Consumidor, Procon, Coordenadoria Estadual da Juventude, jovem consumidor, direitos e deveres do consumidor

terça-feira, 4 de maio de 2010

Transito e crianças

Campanhas de Trânsito / Campanha Criança Segura Pedestre
Tamanho da Letra

Campanha Criança Segura Pedestre

Essa Campanha nasceu da iniciativa da  ONG Criança Segura, a partir da necessidade de prevenir as lesões por atropelamentos com crianças de zero a 14 anos e é praticado em escolas, nas regiões que apresentam grandes índices de atropelamentos. Criança Segura Pedestre é um programa multidisciplinar, que se desenvolve em três partes:
-Seleção das áreas de maior risco
-Pesquisa de meio ambiente
-Ações educativas formuladas a partir do diagnóstico escolar
Como parte do programa, um relatório de avaliação dos principais riscos ao redor das escolas é desenvolvido com o auxílio de especialistas em trânsito e entregue aos órgãos competentes. O objetivo é melhorar o meio-ambiente da criança, proporcionando a segurança adequada. Ao longo do ano, eventos de alerta público são promovidos em parceria com as escolas, envolvendo pais e comunidade local.
Visite o site da Ong Criança Segura.
Ou o site da Campanha Criança Segura Pedestre.
Criança Segura Pedestre
Criança Segura Pedestre

Para crianças que estao no parquinho!!

  Dicas de Prevenção

Parquinhos

Como prevenir acidentes com crianças em parquinhos










  • Conheça os parquinhos , onde as crianças brincam. Procure equipamentos apropriados para a idade das crianças e verifique se os equipamentos estão enferrujados, quebrados ou contêm superfícies perigosas. Denuncie qualquer problema à escola ou ao órgão responsável






  • O parquinho dever ser instalado em piso que absorva impacto, como um gramado, um piso emborrachado ou areia fina. Jamais deve ser instalado em piso de concreto ou pedra;






  • Tire o capuz e o cachecol de todas as crianças para evitar perigos de estrangulamento nos parquinhos.

    Ensine a criança







  • As regras de comportamento nos parquinhos, como não empurrar, não dar encontrões e nem se amontoar. Mostre quais são os equipamentos apropriados para a faixa etária dela;

    Saiba mais






  • Crianças menores que brincam em equipamentos destinados a crianças mais velhas têm mais chances de sofrer algum tipo de acidente. Elas devem estar sob constante supervisão de adultos durante a brincadeira no parquinho.






  • As quedas, lesões de grande ocorrência nos parquinhos, representam a principal causa de hospitalização por acidente de crianças de 1 a 14 anos no Brasil.






  • Para mais informações, consulte a ABNT sobre a norma referente aos parquinhos.

    Campanhas contra afogamento

    Campanhas 2010

    Conheça aqui as campanhas que Criança Segura vai abordar em 2010.

    Afogamento

    O afogamento é a segunda causa de morte entre todos os acidentes com crianças de 1 a 14 anos, no Brasil.
    Clique no destaque abaixo para saber quais os métodos de prevenção para este tipo de acidente.
    Para ler uma matéria na íntegra sobre afogamento, visite o nosso post no Blog.
    Para visualizar as dicas completas clique aqui.

    Video Criança segura

    http://crianca-segura.ning.com/video/video/show?id=5019273%3AVideo%3A758

    segunda-feira, 3 de maio de 2010

    Site Ecologico para as crianças aprenderem se divertindo !!

    http://www.criancaecologica.sp.gov.br/

    Um Site importante para as crianças !!!

    Adorei esta materia por isso , quis coloca la aqui ,espero qe gostem da cartilha



    Cartilha dá dicas de segurança na internet para crianças e adolescentes

    20090825-saferdicas320(2).png

    A cartilha SaferDic@s foi feita para crianças e adolescentes aproveitarem todo o potencial da internet sem esquecerem de tomar os cuidados necessários.

    Ela traz diversas orientações para estimular o uso seguro das ferramentas mais usadas pelos jovens, como sites de buscas, e-mail, comunicadores instantâneos, redes de relacionamento, blogs e jogos online.

    O material é voltado para crianças e adolescentes, mas também pode ser de grande utilidade para professores, educadores e pais. Ele pode ser lido integralmente na sua versão online ou baixado e impresso.

    A cartilha foi desenvolvida pela ONG SaferNet Brasil.