sexta-feira, 14 de maio de 2010

Notícias


Serviços on-line
[voltar ao índice de notícias]
Alunos de Psicologia da Unesp dão orientação vocacional por MSN
14/05/2010
Formandos também fazem atendimento presencial, sob supervisão de professor

A Faculdade de Ciências e Letras, câmpus de Assis da Unesp, oferece orientação vocacional gratuita pelo MSN. O serviço é um projeto de extensão universitária coordenado pelo professor Paulo Motta e realizado por alunos do último ano do curso de Psicologia. O programa de atendimento a distância existe desde 1999, inicialmente por meio de salas de bate-papo e, mais tarde, pelo ICQ. Desde 2005, utiliza o MSN.

Este ano, o atendimento por MSN, que começou 3 de maio, será realizado até o dia 22 de outubro, às terças e quartas-feiras, das 14 à 0h (nas férias de julho, não haverá atendimento). O endereço do MSN é orientacaounesp@hotmail.com .

Além da orientação vocacional, o vestibulando recebe dicas de alimentação, relaxamento para o dia da prova e melhores métodos e horários de estudo. Há ainda outros perfis de usuário, como pais que buscam orientação para os filhos, alunos que cursam faculdade mas estão arrependidos e formandos que estão em dúvida sobre o curso seguinte.

O atendimento presencial, para quem se inscreveu até o dia 30 de abril, é feito em grupos. O serviço de orientação vocacional não utiliza mais os testes, que estão em desuso. Os encontros são realizados no CPPA (Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada) do câmpus de Assis, em diversos horários.

As conversas têm apoio de técnicas e dinâmicas de grupo, música e filmes. O jovem passa a conhecer um pouco do mundo universitário que encontrará, com um melhor entendimento das várias opções de cursos disponíveis.


Da Unesp
                




Mais Notícias


14/05/2010 Inclusão Digital em Presidente Prudente atende jovens com deficiências
14/05/2010 Alunos de Psicologia da Unesp dão orientação vocacional por MSN
14/05/2010 Metrô, CPTM e EMTU têm mais de seis mil vagas em bicicletários
13/05/2010 Cultura abre inscrições para edital de Telefilmes
13/05/2010 Começa circuito de aulas-espetáculo do Projeto Guri

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.







Secretaria de Gestão 
Pública Prodesp Escola do Futuro-USP

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Aproveitem!!!

Prepare-se para o mercado de trabalho: Projovem abre 6.350 vagas em SP

Jovens de 18 a 29 anos podem finalizar o ensino fundamental fazer um curso profissionalizante

Se você não teve a chance de finalizar o ensino fundamental e ainda quer ficar preparado para o mercado de trabalho, inscreva-se no Projovem até o dia 17 de maio. Ao todo, são 6.350 vagas nas cidades de Embu, Guarujá, Hortolândia, Limeira, Osasco, Presidente Prudente, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José dos Rio Preto, Sorocaba, Sumaré e Taboão da Serra.

O programa Projovem Urbano tem duração de 18 meses e combina a formação do ensino fundamental com qualificação profissional, práticas de cidadania e inclusão digital. Além disso, o aluno que entregar todos os trabalhos e tiver frequência de 75% nas aulas recebe um auxílio de R$ 100 por mês.

Curtiu? Então ligue 0800 722 7777 para saber os locais de matrícula e outras informações. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h; e aos sábado, domingos e feriados, das 8h às 20h. As novas turmas começam no dia 24 de maio.

Para participar, é preciso ter entre 18 a 29 anos, não ter terminado o ensino fundamental e a renda familiar não pode ultrapassar um salário mínimo por pessoa. Para fazer a matrícula, leve o RG ou a certidão de nascimento e o histórico escolar. Se não tiver esse documento, você fará um teste para comprovar que sabe ler e escrever.

TAGs: Projovem, Projovem urbano, qualificação profissional, vagas Projovem em SP, ensino fundamental
Guia de Políticas Públicas de Juventude

Programa Jovens Embaixadores: Viaje para os EUA de graça e atue em sua comunidade

Programa da embaixada americana incentiva o trabalho comunitário de jovens

Se você atua positivamente na sua comunidade e sabe falar inglês, participe do Programa Jovens Embaixadores, que em sua 9ª edição levará 35 estudantes brasileiros e dois professores de escolas públicas para os Estados Unidos durante três semanas com todas as despesas pagas.

Organizada pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, a iniciativa tem como objetivo valorizar e promover o trabalho de estudantes que são exemplos em suas comunidades como líderes e que agem positivamente em benefício da população.

Durante a primeira semana do programa, os selecionados visitam a capital do país, participam de reuniões em organizações públicas e privadas, visitam escolas, projetos sociais e participam de um curso sobre liderança juvenil. Em seguida, os estudantes são divididos em grupos e vão para diferentes estados do país, onde ficarão em casas de família para interagir com os americanos e entender mais sobre a cultura, além de realizar apresentações sobre suas atividades comunitárias no Brasil.

Para concorrer a uma dessas vagas é fácil, acesse a página Jovens Embaixadores no Facebook até 05 de agosto e faça sua inscrição.

Os jovens que querem concorrer ao programa devem:

- ter entre 15 e 18 anos;

- estudar na rede pública de ensino;

- ter excelente desempenho escolar;
- participar de atividades de responsabilidade social e de voluntariado há pelo menos 1 anos;

- falar inglês;

- ter iniciativa e ser comunicativo;

- ter facilidade para adaptar-se a realidades e culturas diferentes;

- manter bom relacionamento em casa, na escola e na comunidade;

- pertencer à camada socioeconômica menos favorecida.

TAGs: programa Jovens Embaixadores, Embaixada dos EUA, morar nos EUA, viagem para os Estados Unidos
Guia de Políticas Públicas de Juventude