segunda-feira, 7 de junho de 2010

Como usar a comunicação 2.0 para fazer políticas públicas de juventude é tema de debate

Mesa do Encontro Estadual de Juventude reuniu profissionais de internet, TV e governo

Rodrigo Bandeira, Mauro Dahmer, Marina Person, Mariana Montoro, Ivo
 Corrêa e Bruno CaetanoRodrigo Bandeira, Mauro Dahmer, Marina Person, Mariana Montoro, Ivo Corrêa e Bruno Caetano
Como usar a comunicação para fazer e fortalecer as políticas públicas de juventude? A internet pode ser um meio para se aproximar dos jovens? Como usar esse meio para fazer conteúdo de utilidade? O jovem pode utilizar a internet para falar o que precisa e o que pensa? Essas e outras questões conduziram o debate sobre comunicação 2.0 no II Encontro Estadual de Juventude, que aconteceu na segunda-feira, 31 de maio, na Biblioteca do Parque da Juventude, em São Paulo.
                                         
A mesa de debate, que começou às 13h30, era composta por Rodrigo Bandeira, do site Cidade Democrática; Marina Person, cineasta e apresentadora da MTV; Mauro Dahmer, coordenador da MTV Pública; Ivo Corrêa, diretor de políticas públicas do Google; Bruno Caetano, Secretário de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo; e mediada por Mariana Montoro, coordenadora estadual de juventude.

Mariana iniciou o debate com um ponto levantado por Max Gehringer durante a palestra sobre carreira e mercado de trabalho. “Na internet é possível encontrar tudo de mais belo que o ser humano é capaz de criar, mas também coisas tristes e ruins que a humanidade gerou. Então como usar esse meio de forma positiva para fortalecer e fazer políticas públicas de juventude?”, questionou a coordenadora.

Segundo Ivo Corrêa, do Google, o Brasil é um país internauta, com 70 milhões de usuários de internet, sendo que 64% das pessoas têm entre 10 e 24 anos. Por isso, esse meio de comunicação pode ser interessante para se aproximar dos jovens. Outro ponto levantado pelo diretor é como usar esse espaço. “É preciso informar o jovem de que ele pode ter acesso às informações e fazer política com a internet. Por exemplo, usar o Google Maps para indicar os buracos na cidade ou bairro”, comentou Corrêa.

O coordenador do site Cidade Democrática, Rodrigo Bandeira, concorda com o ponto de que o jovem é o agente de transformação e tem que estar em todos os espaços. “No nosso site, convidamos a população para a colaboração e o jovem precisa entender de que mais importante do que falar mal de político é falar do que nos interessa. Precisamos nos envolver e ver o que está acontecendo, pois ninguém pode falar melhor do que eu sobre o que eu preciso”, declarou Bandeira.

Na mesma linha da participação do jovem na comunicação, Mauro Dahmer, da MTV Pública relatou que as campanhas da MTV têm o papel social de entender o que o jovem está vivendo e passar informações úteis. “Nossa missão é dar voz aos jovens para passar conteúdo relevante”. Marina Person afirmou que a emissora tem um diálogo com os jovens, pois fala de maneira igual e direta: “Por causa da nossa linguagem, a MTV tem a possibilidade de falar com o jovem de diversos assuntos e de forma corriqueira”.

O Governo do Estado de São Paulo demonstrou que o portal www.saopaulo.sp.gov.br e as redes sociais (twitter, facebook, orkut e formspring) são utilizadas para se comunicar diretamente com a população. O secretário Bruno Caetano disse que o Governo ainda não terminou o desafio de modernizar a comunicação, mas que evolui a cada dia: “O nosso portal, por exemplo, agora é aberto a comentários dos internautas”. Outro ponto ressaltado pelo secretário são as redes sociais como forma de relacionamento. “Com as redes sociais, aprendemos a fazer essa interação com o cidadão. Agora, a nossa missão é fazer com que cada órgão do governo também avance e desenvolva sua política de comunicação com o cidadão paulista”, diz Caetano.

Questionado sobre como estimular a participação e o engajamento do jovem nos espaços públicos, o secretário citou o Portal da Juventude, que mesmo sendo um site oficial do Governo do Estado tem formato moderno e atrativo, com a mesma linguagem.
TAGs: Encontro Estadual de juventude, políticas públicas de juventude, comunicação 2.0, MTV, Google, Cidade Democrática, Governo do Estado de São Paulo

Um comentário:

  1. Muito legal esse post!

    Blogues são grandes ferramentas para webcidadania e podem ajudar a consruir a relevância necessária para que a participação cidadã cresça com as ferramentas digitais e com a internet, mudando o país!

    Conte sempre conosco!
    Um abraço,
    Henrique e Equipe Cidade Democrática +

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